top of page

Afinal, o que é crença limitante?

  • Foto do escritor: Carlos Murata
    Carlos Murata
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Crenças limitantes ou pensamentos limitantes são ideias que nos fazem acreditar que algo não é possível e que não importa o que seja feito não pode ser mudado.


Vou dar um exemplo: Vamos todos fazer uma viagem, vamos para a Disney. Para ficar lá no hotel perto do parque, ter ingressos para a maioria dos parques, a passagem aérea e ter um dinheiro pra comprar alguma lembrancinha, vai dar mais ou menos uns 12 mil reais por pessoa.


Você deve ter pensado assim: "Isso não é pra mim, eu não tenho dinheiro pra isso" ou quem sabe pensou assim: " Coitado, nunca que eu vou guardar esse dinheiro". Esses são 2 exemplos de pensamentos limitantes.


O ciclo do pensamento limitante é assim, você tem um pensamento (de que nunca vai conseguir viajar para conhecer a Disney) e seu cérebro entende da seguinte forma: "Não adianta fazer nada, então não vou gastar energia tendo ideias de como fazer para juntar esse dinheiro, é melhor nem ver quanto custa de verdade". A partir do momento que esse pensamento se torna uma verdade você vai juntando provas que está certo e tudo que acontece vai confirmando isso. Você mesmo se comporta de uma maneira para confirmar esse pensamento.


E porque ele é chamado de limitante?


Quando essa crença se torna uma verdade a gente passa a não questionar, a não duvidar que é possível mudar e isso acaba limitando nossas ações. Deixamos de fazer muita coisa e principalmente, deixamos várias oportunidades passarem sem que a gente aproveite.


Nós acabamos construindo barreiras invisíveis que impedem nosso crescimento e se tornam desculpas para ficarmos na mesma situação e na zona de conforto.


Apesar disso tudo, todos nós temos capacidade de aprender a lidar com esses pensamentos.


3 dicas de como lidar com pensamentos limitantes


A primeira dica que eu dou é: Sempre questione suas crenças.


Não acredite logo de cara que você não é capaz, ou que tal coisa não é pra você, todo mundo é capaz de conseguir aquilo que quer, pode demorar um pouco mais, mas é possível. Se realmente for seu sonho, tem que acreditar que é possível e que você tem todas as ferramentas para conseguir realizá-lo.


Segunda dica é: Reformule a forma de pensar.



Substitua o "eu não consigo" por "Hoje eu não tenho todo o dinheiro que preciso, mas com um planejamento eficiente eu vou conseguir realizar meu sonho. Vou buscar conhecimento e terei disciplina para cumprir minhas metas e alcançar meus objetivos".


É um exercício diário para mudar sua mentalidade, é mais fácil encontrar dificuldades, dar desculpas e desistir, do que se esforçar, abrir mão de algumas coisas e fazer alguns sacrifícios para alcançar o que tanto sonhou.


Terceira dica é: Aja apesar do medo


O medo de errar ou fracassar faz parte do processo. Mas a diferença entre quem conquista algo e quem não conquista é que os primeiros seguem em frente mesmo com medo.


Não é fácil mudar, ainda mais se é algo que você já acredita há muito tempo, mas se você quer conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos, a mudança é inevitável.


Você quer saber mais? Adquira já o meu e-book é só clicar nesse link https://go.hotmart.com/H100310751F




 
 
 

Comments


PSICÓLOGO CARLOS MURATA 

© 2025 Psy Murata

Obrigado por enviar!

bottom of page